atendimento@encontrodepioneirosjuara.com.br

Como Começou o Resgate da História de Juara

Um antigo morador de Juara que atualmente mora na cidade de Salvador estado da Bahia, mantém a sua conexão de amizade através da internet, com antigos amigos e ao mesmo tempo, vem realizando o resgate histórico da cidade através da coletânea de fotos antigas, desde o início da cidade até os dias atuais.

Sidney Mantoan, morou em Juara no período de 1977 até 1983 e mudou-se, para Salvador, mas deixou os laços de amizade que criou e assim, teve a ideia de resgatar a história de Juara através de fotografias doadas pelos moradores. Esse trabalho vem ganhando repercussão, visto que a cidade não tem um museu e que as histórias dos Pioneiros acabam ficando perdidas para as novas gerações.

Como tudo iniciou…
No ano de 2009 o agente fiscal do INDEA/MT Kidney Franklin realizou o trabalho de coleta de imagens e fez visitas pessoalmente nas casas de pioneiros, onde escaneava as fotografias, bem como ouvia as histórias referentes a essas imagens.

No ano de 2017 Sidney percebeu que possuía 40 fotografias antigas de Juara e então, decidiu fazer uma parceria com Kidney e criaram em parceria, uma página no Facebook com mais de 240 imagens com descrição e uma rica legenda de nomes dos locais e das pessoas que aparecem nas imagens.

Fazendo dessa forma, conseguiram formar um grande catálogo de fotografias, pois os participantes começaram também a fornecer seus arquivos de imagens pessoais.

Em 2021 um grupo de WhatsApp foi criado com o nome “História de Juara” e vários membros mais atuantes são nomeados como administradores. Com quase mais de 300 membros, compartilha muitas informações históricas relevantes.

A página no Facebook possui um acervo de mais de 5.000 imagens e no Instagram são mais de 4.000 imagens publicadas

Sidney atua no segmento publicitário e está desenvolvendo um site com a história de Juara e pretende disponibilizar informações do encontro de pioneiros, dicas e orientações, etc..

Todos os moradores ou ex-moradores, que quiserem contribuir com seu acervo pessoal, pode enviar fotografias através do e-mail: historiadejuara@gmail.com

 

Fonte: Rádio Tucunaré e Acesse Notícias

logohistoriadejuara
logoprimeiroencontro
logosegundo-encontro
EPJ 2024
DESENVOLVIDO PELA AGÊNCIA DE PUBLICIDADE